quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Curso aprimora gestão da atenção básica

ENSP, publicada em 08/12/2011
Por que não discutir gestão na formação dos profissionais de saúde que trabalham na ponta? Esta foi a questão-chave para a criação da Especialização em Gestão da Atenção Básica, que está formando sua segunda turma e já se prepara para o início de um novo processo de seleção para 2012. Esta formação é realizada pela ENSP em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e voltada somente para alunos egressos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Ela tem como objetivo capacitar profissionais para conhecer, analisar, acompanhar e participar de ações nas diferentes funções gestoras das três instâncias de governo no que diz respeito à política nacional de atenção básica.

A especialização, coordenada pelas pesquisadoras da Escola Helena Seidl e Roberta Gondim, já foi cursada por 12 ex-alunas e é chamada, carinhosamente, de R3 - uma alusão às siglas R1 e R2 referentes ao primeiro e segundo ano de residência dos formandos da área da saúde. De acordo com Helena Seidl, para o próximo ano, "teremos o mesmo número de vagas, ao todo serão seis. No entanto, a grande perspectiva é conseguir expandir um pouco mais a oferta do curso oferecendo-o a alunos de outras residências de todo o país. Mas para isso precisaremos de novas parcerias", explicou Helena.

Ela disse ainda que, apesar de o edital trazer informação clara sobre a impossibilidade da inscrição de ex-alunos de outras instituições, foram recebidas quase 150 inscrições provenientes de diversas partes do país e de diferentes instituições, o que, para Helena, mostra claramente uma grande demanda reprimida nessa área.



Assim como na residência, esta especialização também se caracteriza pela formação bastante próxima ao serviço e, de acordo com Helena, este é um grande diferencial. "A primeira turma teve a oportunidade de atuar em serviço e adquirir experiência nas esferas municipal e estadual. Ao total, seis alunas participaram desta formação e já saíram empregadas daqui. Para a segunda turma, além das duas esferas citadas, também conseguimos incluir um período de vivência na esfera federal, no Departamento de Atenção Básica, com um acompanhamento sistemático das políticas que estão sendo implantadas."

Uma das alunas da turma de 2011 - também formada por seis meninas, entre elas, duas assistentes sociais e quatro nutricionistas -, Cyntia Amorim Guerra, disse que o curso está sendo uma experiência surpreendente e riquíssima. Pela sua formação de assistente social, ela nunca imaginara ir para a área de gestão. "Foi bastante interessante, pois conseguimos entender muitos dos nós que vivemos hoje na saúde e acompanhamos bem de perto processos cotidianos das três esferas", contou ela.

A Especialização em Gestão da Atenção Básica é destinada aos profissionais de saúde de nível superior (médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas) e visa promover desempenhos de excelência nas diversas áreas de gestão do serviço público de saúde relacionadas à implementação e ao acompanhamento da Gestão da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.

As inscrições para a nova turma estão previstas para acontecer entre os dias 12 de dezembro e 22 de janeiro, com início das aulas da terceira turma agendado para maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário