quarta-feira, 7 de março de 2012

UFRJ - Professor Substituto


Processo Seletivo para Professor Substituto



               O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para provimento de vaga de Professor Substituto nos termos da Lei nº. 8.745, de 09 de dezembro de 1993.



1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES.

1.1- Este processo seletivo será regido pelo presente Edital e sua operacionalização caberá à respectiva Unidade ou Instância Equivalente da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a qual a vaga foi alocada.

1.2 - O presente processo seletivo visa ao provimento do número de vagas definido no Anexo I deste Edital, ressalvada a possibilidade de mudanças durante o seu prazo de validade, de acordo com as necessidades da UFRJ.

1.3 - O presente Edital contém os seguintes anexos:

Anexo I - Quadro de Vagas, com Unidade, Área/Setor de Atuação e Jornada de Trabalho, bem como o respectivo Período de Contratação.

Anexo II – Período e Locais de Inscrição.



2. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA.

2.1 - O candidato deverá atender, cumulativamente, para a contratação temporária, aos seguintes requisitos:

a) ser aprovado e classificado no processo seletivo;

b) não possuir contrato nos termos da Lei nº. 8.745/93, com exclusão inferior a vinte e quatro meses;

c) não ser ocupante de cargo efetivo da carreira do magistério, de que trata a Lei nº. 7.596/87;

d) se servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, comprovar formalmente a compatibilidade de horários;

e) ser brasileiro ou estrangeiro portador do visto permanente;

f) ter idade mínima de 18 anos completos;

g) gozar dos direitos políticos;

h) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

i) estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, quando o setor do concurso exigir.

2.2 - É proibida a recontratação do professor substituto com base na Lei 8.745/93 antes de transcorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último vínculo, independente da duração do vínculo anterior.



3 – DA INSCRIÇÃO.

3.1 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar o desconhecimento.

3.2 - Os interessados poderão obter maiores informações sobre o concurso nas Unidades ou Instâncias Equivalentes responsáveis pelas vagas.

3.3 - Os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição mediante requerimento ao Diretor da Unidade ou Instância Equivalente responsável pela vaga - endereço no Anexo II deste Edital - indicando a área/setor em que pretendem concorrer, acompanhado da seguinte documentação:

a) Documentação pessoal. Documento de Identidade e CPF.

b) Curriculum Vitae documentado.

3.4 – O período de solicitação de inscrições está definido no Anexo II deste Edital.

3.4.1 – Caso não haja solicitações de inscrições no período definido no Anexo II, o prazo de solicitações de inscrições será automaticamente prorrogado por igual período.

3.5- Será permitida a inscrição por procuração específica individual com firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador, devidamente autenticadas. A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas ao Requerimento de Inscrição.

3.6 - O candidato inscrito, por procuração, assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Requerimento de Inscrição.

3.7- O deferimento das solicitações de inscrições será feito pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor da vaga, mediante exame preliminar dos currícula documentados, tendo por base a pertinência do(s) título(s) do candidato em relação à área/setor do processo seletivo.

3.7.1 – Caso todas as solicitações de inscrição efetuadas no período definido no Anexo II sejam indeferidas, o prazo de solicitações de inscrições será reaberto no dia útil seguinte ao da divulgação do indeferimento, por igual período.

3.7.2 – No caso de indeferimento do pedido de inscrição, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao Diretor da Unidade ou ao responsável pela Instância equivalente ao qual está subordinado o respectivo Departamento ou Instância responsável pela área/setor, no prazo de 2 (dois) dias úteis após a publicação dos resultados, no local das inscrições.

3.7.3 – Caberá à congregação da Unidade ou Instância equivalente o julgamento dos recursos.

3.8 - É vedada a inscrição condicional.



4 – DA REMUNERAÇÃO.

4.1 - A remuneração do professor substituto será composta do vencimento básico, nível I (um), da classe para a qual o contratado possua a qualificação requerida (graduação, mestrado ou doutorado), seguindo as mesmas categorias vigentes para professor do quadro efetivo (Auxiliar, Assistente ou Adjunto).

4.1.1 - Os candidatos que tiverem titulação superior à exigida neste processo seletivo devem apresentar o diploma ou a declaração de obtenção do grau de Mestre ou Doutor expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada ou por universidade estrangeira desde que reconhecido ou revalidado.



5 – DA SELEÇÃO

5.1 – O processo seletivo será conduzida por comissão julgadora constituída pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor do processo, composta de 03 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) pertencentes à Unidade ou Instância equivalente, preferencialmente portadores de título de doutor ou equivalente.

5.2 – O processo seletivo será realizado em duas etapas.

5.2.1 – A primeira será constituída por análise dos Curricula Vitae, sendo eliminatória. Os critérios de pontuação serão definidos pela Comissão Julgadora e informados aos candidatos.

5.2.2 – Aos classificados na primeira etapa serão aplicadas pelo menos 2 (duas) das três provas abaixo relacionadas, sendo eliminatórias na ordem apresentada:

a) prova escrita;

b) prova didática;

c) prova prática.

5.3 - No ato da inscrição o candidato deve tomar ciência das provas que serão realizadas e dos seus respectivos programas.

5.4 – A análise dos Currícula e as provas que venham a ser realizadas seguirão as diretrizes apresentadas na Resolução CEG 07/2010, publicada na página www.pr1.ufrj.br.

5.5 – Às provas realizadas na segunda etapa serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se aprovado o candidato que obtiver média igual ou superior a 7 (sete).

5.5.1 - Considera-se automaticamente reprovado, o candidato que obtiver nota inferior a 6 (seis), em quaisquer das provas.

5.6 - Os candidatos aprovados serão classificados por média ponderada das notas das provas, expressa com uma casa decimal, de acordo com o critério estabelecido pelo Departamento ou Instância responsável pela área/setor da Vaga.

5.7 – Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.



6 – DA CONTRATAÇÃO.

6.1 – Após a publicação do resultado final no Diário Oficial da União, o Conselho de Ensino de Graduação definirá a data de início do contrato.

6.2 - O contrato poderá ser prorrogado, em função de análise e definição pelo Conselho de Ensino de Graduação da continuidade da necessidade do professor substituto, desde que o prazo total não exceda 24 (vinte e quatro) meses.

6.3 - A extinção do contrato de professor substituto se dará, sem direito a indenizações, pelo término do prazo contratual ou por iniciativa do contratado, comunicada com antecedência mínima de trinta dias.

6.4 – No ato da contratação o candidato deverá apresentar cópia autenticada do Diploma de Graduação, devidamente registrado e reconhecido pelo MEC - no caso de curso superior realizado no Brasil - segundo a área de formação exigida pela Unidade para cada área/setor. No caso de títulos obtidos no Exterior, anexar cópia autenticada do título já revalidado. O não cumprimento desta exigência implica na imediata eliminação do candidato.



7 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

7.1 – A Comissão Julgadora encaminhará ao Chefe do Departamento ou Instância equivalente a ata do processo seletivo, relacionando os candidatos aprovados pela ordem de classificação. O Diretor da Unidade ou Instância equivalente fará publicar portaria no Diário Oficial da União com o resultado do processo seletivo, após homologação do relatório do processo seletivo pelo CEG.

7.2 – A homologação do relatório do processo seletivo pelo CEG é condição necessária para que se dê início aos procedimentos de contratação do professor substituto.

7.3 – O provimento das vagas obedecerá ao número de vagas definido no Anexo I deste Edital, à ordem de classificação, ao prazo de validade do concurso, às normas legais pertinentes e às regras deste Edital.

7.4 - Os candidatos classificados, excedentes às vagas ofertadas, serão mantidos em cadastro durante o prazo de validade do processo seletivo e poderão ser contratados em função da disponibilidade de vagas.

7.5 - A validade do processo seletivo esgotar-se-á 12 (doze) meses após a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União.

7.6 - Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação, valendo para tal fim a publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial da União.

7.7 - As ocorrências não previstas neste Edital serão resolvidas pela Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ.

7.8 – Para dirimir todas as questões oriundas do presente Edital, é competente o Foro da Justiça Federal na cidade do Rio de Janeiro.



Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2012.





































































































Anexo I:

Quadro de Vagas/Jornada de Trabalho/Prazo de Contratação.



Centro de Letras e Artes (CLA)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Urbanismo e Meio Ambiente/Paisagismo
01 (uma)



Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Instituto de Física
Física Nuclear/Física Geral Experimental ou Teórica
01 (uma)



Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Faculdade de Educação
Didática/Didática Especial e Prática de Ensino de Matemática
02 (duas)
Faculdade de Educação
Didática/Didática Especial e Prática de Ensino de História
01 (uma)
Faculdade de Educação
Fundamentos da Educação/Psicologia da Educação
01 (uma)
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Sociologia/Sociologia Geral
01 (uma)
Escola de Comunicação
Expressão e Linguagens/Publicidade
01 (uma)



Centro de Tecnologia (CT)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Escola Politécnica
Engenharia Elétrica/Sistemas Industriais
01 (uma)
Escola Politécnica
Mecânica Aplicada e Estruturas/Mecânica dos Sólidos
01 (uma)



Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Faculdade de Direito
Direito do Estado/Teoria do Estado/Direito Constitucional
02 (duas)
Faculdade de Direito
Direito do Estado/Prática Jurídica Penal
01 (uma)
Faculdade de Direito
Teoria do Direito/Introdução do Estudo do Direito
01 (uma)
Faculdade de Direito
Direito do Estado/Prática Jurídica Cível
02 (duas)
Faculdade de Direito
Direito Civil/Direito Civil
01 (uma)
Núcleo de Estudos Internacionais
História das Relações Internacionais Brasileiras I, II e III
01 (uma)
Núcleo de Estudos Internacionais
Estudos Migratórios – Políticas Migratórias Internacionais
01 (uma)
Núcleo de Estudos Internacionais
Estudo da Defesa – Teoria da Defesa – Gestão e Política Pública
01 (uma)
Núcleo de Estudos Internacionais
Gestão e Estrateg. Organiz. I e II – Propriedade Intelectual
01 (uma)
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Administração com Especialização em Finanças
01 (uma)



Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/12/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Escola de Enfermagem
Enfermagem de Saúde Pública/Saúde da Comunidade
01 (uma)
Instituto de Biologia
Botânica/Vegetais Superiores
01 (uma)
Instituto de Ciências Biomédicas
Biologia Tecidual e Histologia Sistêmica
01 (uma)



Centro de Letras e Artes (CLA)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/07/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Escola de Belas Artes
História e Teoria da Arte/Cerâmica A e B/Aquarela A e B
01 (uma)
Escola de Belas Artes
BAB – Artes Base/Escultura – Oficina 3D II – Oficina Formas A e B
02 (duas)



Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/07/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Instituto de Física
Física Nuclear/Física Geral Experimental ou Teórica
01 (uma)
Instituto de Matemática
Ciência da Computação
02 (duas)



Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/07/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Sociologia/Sociologia Geral
01 (uma)



Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/07/2012.

Unidade
Departamento/Setor ou Área
Vagas
Faculdade de Direito
Direito Civil
01 (uma)
Faculdade de Direito
Direito do Estado/Direito Processual Civil
01 (uma)
Faculdade de Direito
Direito do Estado/Prática Jurídica Cível
01 (uma)



Campus UFRJ Macaé

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                               

Prazo de Contratação: Até 31/12/2011.

Unidade
Curso/Setor ou Área
Vagas
Campus Macaé
Enfermagem/Saúde da Criança e do Adolescente
01 (uma)
Campus Macaé
Enfermagem/Fundamentos de Enfermagem
01 (uma)
Campus Macaé
Licenciatura em Química/Físico-Química
01 (uma)













Campus UFRJ Macaé

Jornada de Trabalho: 20h                                                                                                                                                                                                Prazo de Contratação: Até 31/07/2011.

Unidade
Curso/Setor ou Área
Vagas
Campus Macaé
Licenciatura em Química/Físico-Química
01 (uma)



Anexo II

Período e Local de Inscrição para todas as vagas do Anexo I.

Período de inscrição: 02, 05, 06, 07 e 08 de março de 2012.             

Locais de Inscrição:

Unidade
Endereço e Horário de Inscrição
Telefone
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Direção da FAU – Prédio da Reitoria – Térreo – Av. Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária.
2590-1992
Escola de Belas Artes
Edifício da Reitoria, 7º andar, Ilha do Fundão – Cidade Universitária
2598-1652/1641
Faculdade de Educação
Av. Pasteur, 250 fds – Urca – RJ – Seção de Protocolo – sala 229
2295-3246
Escola Politécnica
Secretaria de Atividades Gerenciais – Escola Politécnica – Centro de Tecnologia – Bloco A, 2º andar, sala 06
2562-7309
Escola de Enfermagem Anna Nery
Escola de Enfermagem Anna Nery – Rua Afonso Cavalcanti, 275 – Cidade Nova – Rio de Janeiro
2293-8999
Faculdade de Direito
Secretaria dos Departamentos – Rua Moncorvo Filho, nº 08, 3º Andar
2224-6035
Campus de Macaé
Setor de Admissão Docente – Pólo IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia) – Rua Alcides da Conceição, nº 159, Novo Cavaleiros, Macaé CEP 27933-379
(0XX22) 2791-3871
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Protocolo do IFCS – Largo de São Francisco de Paula, nº 01 – Centro – Rio de Janeiro
2252-8035
Instituto de Biologia
Ed. Do Centro de Ciências da Saúde – Bl. A – Sala A1-150 -   Cidade Universitária
2562-6332
Instituto de Física
Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Centro de Tecnologia – Bloco A – Cidade Universitária
2562-7004
Núcleo de Estudos Internacionais
Av. Pasteur, 250, Fundos, Palácio Universitário, Gabinete da Decania do CCJE

3873-5300
Instituto de Ciências Biomédicas
Prédio do CCS – Cidade Universitária – Bloco K - 2º andar – sala 035
2562-6714
Instituto de Matemática
Direção do Instituto de Matemática, Bloco C do Centro de Tecnologia, sala C101 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão
2562/7036
Escola de Comunicação
Av. Pasteur, 250 fundos – Praia Vermelha
3873-5067/ 2295-9449
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Av. Pasteur, 250 – Palácio Universitário – Sala 239
3873-5098


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário