domingo, 2 de outubro de 2011

Mestrado em Diplomacia da Saúde: inscrições abertas

A ENSP/Fiocruz dá início ao processo seletivo para mais um mestrado profissional, desta vez em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Coordenado pela pesquisadora Célia Almeida, o mestrado tem por foco capacitar os alunos para analisar e discutir as relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde. As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro e devem ser feitas por meio da Plataforma Siga. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas.

O mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS) é realizado com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) e de várias outras instituições, internas e externas à Fiocruz.

O Brasil vem consolidando sua inserção no sistema mundial e, como parte desse processo, na primeira década do século XXI, a cooperação internacional assume um caráter estratégico na política externa brasileira, ao mesmo tempo em que a saúde é reconhecida como tema prioritário na agenda nacional de cooperação Sul-Sul. Entretanto, não existem ainda suficientes profissionais capacitados para atuar nesse âmbito. Pretende-se, com este novo mestrado, responder às demandas de formação de profissionais que atuam nas áreas de saúde global e diplomacia da saúde, incluída a cooperação internacional.

Este mestrado foi concebido na perspectiva de estreitar o diálogo entre as áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais e atender às necessidades do cotidiano de trabalho dos profissionais que trabalham nessas áreas, além de estimular a produção de conhecimentos voltada para esse diálogo. Pretende-se ainda contribuir para o fortalecimento da cooperação internacional do Brasil em saúde, sobretudo entre os países em desenvolvimento.

Espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam mais bem capacitados para exercer suas funções e tenham elaborado estudos e reflexões que versem, obrigatoriamente, sobre questões ou problemas vivenciados no seu cotidiano de trabalho e que pertençam aos campos da Saúde Global e da Diplomacia da Saúde. É desejável que essas pesquisas contribuam para a elaboração de políticas de saúde globais mais efetivas e para a consolidação do sistema de cooperação internacional em saúde no Brasil, capaz de apoiar o fortalecimento dos sistemas de saúde em diferentes países, sobretudo no âmbito Sul-Sul.

As informações completas do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS) podem ser conferidas no edital, disponível aqui. O curso tem duração de 24 meses e seu início está marcado para 5 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário