sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Programa Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para bolsas de estudo em sete países



http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/acoes-e-programas/comunicacao-publica/em-questao/edicoes-anteriores/agosto-2012/boletim-1586-02.08/programa-ciencia-sem-fronteiras-abre-novas-chamadas-para-bolsas-de-estudo-em-sete-paises?utm_campaign=Newsletteremquestao&utm_medium=Ciencia.E.Tecnologia&utm_source=Ciencia.Sem.Fronteira&utm_content=41123
por Secom em 01/08/2012 20:03hs

Programa pretende propiciar a formação de profissionais altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras/Fabiana Carvalho-MEC
Estudantes universitários podem fazer inscrição a partir da próxima segunda-feira

As novas chamadas para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido pelo programa Ciência sem Fronteiras já estão disponíveis. As inscrições vão de 6 de agosto a 14 de setembro. Para participar, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

As bolsas de graduação sanduíche terão duração máxima de 18 meses: seis meses de curso de língua estrangeira, quando disponível antes do início do período acadêmico; nove meses dedicados aos estudos em tempo integral, e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em centro de pesquisa industrial ou laboratório na universidade. As oportunidades para estágio serão oferecidas pela universidade no exterior ou pela instituição parceira diretamente ao aluno.

Formação - O Ciência sem Fronteiras pretende propiciar a formação de profissionais altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras. O programa prevê 75 mil bolsas até 2015 , oferecidas pelo governo federal, mais 26 mil bolsas concedidas com recursos da iniciativa privada.

As áreas prioritárias do programa são Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

A iniciativa é do governo federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Consulte aqui

a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior

Mais informações em 0800 616161

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário