sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pós Graduação Lato Sensu, Multiprofissional, em Cuidados Paliativos - Distância

Atualmente, mais de 1.000.000 de brasileiros morrem anualmente, sendo que 700.000 morrem em hospitais e 200.000 em residência, infelizmente o maior contingente desses brasileiros está morrendo sem uma assistência adequada seja, no atendimento físico, psicológico, social e/ou espiritual, além do que não existe, em geral, qualquer assistência aos seus familiares. Isso se deve em grande parte, devido ao fato que os profissionais de área da saúde não foram capacitados e educados para lidar com as necessidades dos pacientes e familiares que enfrentam doenças avançadas e incuráveis e que evoluirão para a morte. Os cuidados paliativos nasce, modernamente, com a criação do Hospice St.Christopher´s, na Inglaterra, em 1967, com o intuito de aliviar o sofrimento ou a dor total, dos pacientes enfrentado a morte e o morrer, conceito criado pela idealizadora dos cuidados paliativos: Cicely Saunders. A despeito dos cuidados paliativos, já existir há mais de 40 anos, inclusive como especialidade médica em 17 países, só recentemente esses cuidados começaram a se desenvolver e ganhar corporeidade no Brasil. Atualmente existem duas associações nacionais e algumas unidades prestadoras de serviço, concentradas, na sua maioria, mais na região sudeste.

Do ponto de vista do ensino, a lacuna é mais proeminente, especialmente quando observamos cursos realizados por faculdades e/ou universidades e por professores com vivência na área e com experiência acadêmica. O curso de pós-graduação lato sensu multiprofissional em cuidados paliativos inicia-se com o objetivo de preencher essa lacuna, capacitando profissionais de todo o Brasil, pois foi pensado e desenvolvido nas modalidades presencial e distância, além de atender todos os profissionais da área da saúde.

O curso nasce da experiência e do ensino do curso de Tanatologia, o qual já é ministrado desde 2007, tendo trabalhado com mais de 800 alunos. Além disso, esse curso já começa muito bem elaborado, além de contar com dezenas de professores doutores, e material didático de excelente qualidade. Temos certeza que esse curso será divisor de águas na carreira dos profissionais da área da saúde, bem como na história de cuidados paliativos no Brasil, fornecendo instrumentos que permitirão um aprimoramento profissional e pessoal e uma educação nacional e coletiva sobre os cuidados paliativos. Tudo isso, com o objetivo maior de melhorar os cuidados aos pacientes e seus familiares, bem como minorar o sofrimento destes.

Informações: http://www.saudeeducacao.com.br/content/cp-dist%C3%A2ncia-lato-sensu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário