domingo, 17 de julho de 2011

Cidadania no Cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde

Coordenadores: Roseni Pinheiro e
Aluísio Gomes da Silva Jr.
Data:
12 e 13 de setembro de 2011
Horário:
das 9h às 18h
Local:
Auditório do CFCH - UFPE
Universidade Federal de Pernambuco
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
Recife - PE

O tema do XI Seminário do Projeto Integralidade, “Cidadania do cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde” inaugura uma série de iniciativas de pesquisa, ensino-extensão que busca o aprimoramento da discussão do direito humano à saúde. Partindo de uma perspectiva ético-politico-pedagógica, o Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS propõe eixos temáticos que configuram questões fundantes para se pensar o agir político dos atores sociais no cotidiano da saúde.

Iniciamos com as contribuições do debate sobre redes sociais, dádiva e dom como um convite a refletir sobre a diversidade, pluralidade e a universalidade do cuidado integral a saúde como um direito de cidadania. O primeiro eixo temático trata de um debate ético e moral sobre duas características dos sujeitos no agir político em saúde: a virtude e a vontade como nexos constituintes para se repensar uma ética da responsabilidade como imperativo moral da relação entre usuários, profissionais e gestores. O segundo eixo se refere à proposição da idéia de rede cotidianas de cuidado como nucleadora de significados sobre a incorporação do tema das redes sociais nas práticas avaliativas da gestão do direito à saúde. A seguir, vamos focalizar a aprendizagem docente, sendo a ação formativa a questão central para compreender como o professor “se vê por dentro” sobre o ato de ensino que repercute em sua própria formação.

Por último, é repensar a incorporação de novas racionalidades na integração entre clínica e redes de serviços de saúde. Propomos ainda, em meio à programação, um debate sobre o papel estratégico da extensão universitária nas transformações sociais rumo a garantia da saúde como direito de cidadania e sua interface com os saberes e praticas de ensino e pesquisa. Entendemos que com esses eixos pavimentamos um solo epistemológico teórico-prático fértil, de modo a tornar universal e inexaurível o princípio da integralidade como norteador ético-politico-educativo do sistema público de saúde brasileiro no século XXI.

Para divulgar o XI Seminário do Projeto Integralidade na sua instituição, baixe o cartaz evento:
baixe o cartaz em PDF

Faça o download do cartaz em PDF (1,3Mb)
Para salvar diretamente, sem abrir, clique com o botão direito do mouse sobre o link e depois em "salvar destino como..."

Apoio:



Apoio à Pesquisa: IMS-UERJ/CEPESC/CNPq/FAPERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário