quinta-feira, 7 de julho de 2011

ENSP inicia seleção para curso de bioética a distância

ENSP inicia seleção para curso de bioética a distância

ENSP, publicada em 06/07/2011
A ENSP acaba de lançar seu primeiro curso de Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos na modalidade à distância. Desenvolvendo um programa de formação de recursos humanos, este curso de aperfeiçoamento visa a formação de profissionais comprometidos com o respeito aos direitos humanos e com o diálogo, e é voltado para a disseminação da regulamentação nacional e internacional sobre ética em pesquisa. Neste primeiro momento, o curso está selecionando 50 tutores de todas as regiões do Brasil. As inscrições vão até 29 de julho. Confira aqui o edital.

O curso, desenvolvido pela ENSP por uma demanda do Conselho Nacional de Saúde (Conep), da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, está sob a coordenação do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais Sérgio Rego e da professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) Marisa Palácios, ambos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em associação ampla em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).

O objetivo do curso é introduzir os participantes no campo da bioética em pesquisas cientificas com seres humanos possibilitando o conhecimento do funcionamento do sistema da pesquisa cientifica e sua regulamentação (regulação, funcionamento e diferentes papeis), assim como o reconhecimento das questões éticas relevantes da prática da pesquisa científica. Com isso, contribuindo para que os participantes desenvolvam habilidades e competências a fim de analisar a eticidade deste tipo de pesquisa científicas e também tomar decisões com base nessas análises.

Segundo Sergio Rego, o curso pretende formar profissionais membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) para atuarem em todo o país. "Existem cerca de 600 CEPs espalhados pelo Brasil e a ideia é formar pelo menos 3 profissionais para cada CEP. Para tanto, ofereceremos 1.800 vagas de alunos. Nossa previsão é que a seleção de alunos comece em novembro de 2011 e as aulas em março de 2012", comentou.

Esta formação é voltada para profissionais com pós-graduação preferencialmente em bioética ou ética em pesquisas envolvendo seres humanos. De acordo com o edital, é desejável que o candidato tenha experiência em docência e/ou orientação de alunos, com vivência junto a Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) reconhecidos pela CONEP.

Cada tutor selecionado acompanhará cerca de 20 alunos e terão um regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, sendo 4 (quatro) horas em plantões presenciais. Os tutores também deverão participar de reuniões mensais, presenciais ou não, com orientadores e/ou a coordenação do curso, permanecendo em processo de formação durante a realização do curso. Ao todo, 50 (cinquenta) candidatos serão selecionados, sendo 45 (quarenta e cinco) titulares e mais 5 (cinco) suplentes.

O candidato efetivará seu pedido de inscrição, exclusivamente através da internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário