quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Secretarias de saúde do estado e do município do Rio aderem ao VER-SUS Brasil

Edição fluminense do projeto está prevista para começar no
início de 2012. Estudantes universitários de diferentes cursos de saúde poderão
vivenciar o cotidiano do trabalho no Sistema Único de Saúde.
Apresentação
O QUE É?
Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos
estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de
trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio
educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da
saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e
politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto
VER-SUS/Brasil, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de
trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e
diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos,
capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde,
em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com a
UNE, e com o CONASEMS, está propondo realizar estágios de vivência no SUS para
estudantes universitários terem a oportunidade de vivenciarem a realidade do
SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.
Algumas
experiências anteriores do VER-SUS apontam como a aproximação entre ensino e
serviço pode favorecer à formação de trabalhadores do SUS e de como, o próprio
SUS, deve ser entendido enquanto escola. Isso porque, o projeto tem como eixos
estruturantes a aprendizagem significativa, as pedagogias problematizadoras, a
multiprofissionalidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Em
outras palavras, o VER-SUS estimula o encontro com o novo, a sensação de
incômodo e o desejo de ação ao transformar estudantes em atores sociais,
agentes políticos, capazes de promover transformações no cotidiano do trabalho.
Os
estágios de vivência não são novidade, nem mesmo no campo da saúde; a história
de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências
realizadas. Os estágios de vivencia aqui nominados como VER-SUS já tem nessa
marca um identidade construída a partir da realização do VER-SUS/RS em 2002 e
do VER-SUS/Brasil em 2004 e 2005. Agora, mais uma edição do projeto foi lançada
pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e sua
rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas
prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas
diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo
de cuidado. Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do
SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos
organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de
interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.
Os
focos das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do
funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saude. Esse
cenário deverá ser construído considerando o Decreto Nº 7.508/2011 e alguns
conceitos trazidos nele e pelas políticas prioritárias construídas pelo
Ministério da Saúde em parceria com CONASS e CONASEMS:
Região de Saúde
Portas de Entrada
Mapa da Saúde
Redes Temáticas (Cegonha, Urgência , Psicossocial,
Oncologia)
RENASES e RENAME
PMAQ/PNAB
OBJETIVOS
Facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do
SUS, seus princípios e diretrizes.
Reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma
consciência sanitária, universitária.

Inscrever/situar a luta pelo direito à saúde no debate
ampliado do fortalecimento da cidadania;
Compreender a relação Estado/Sociedade no contexto do
Direito à saúde;
Compreender o conceito ampliado de saúde;

Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais
do campo e de populações historicamente excluídas como um instrumento de
apoio à formação dos estudantes e de construção da hegemonia de um projeto
de sociedade: Includente, Democrática e Plural.
Provocar no estudante o compromisso ético-político nos
processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel
enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais.


Estimular a inserção dos estudantes no Movimento
Estudantil e em outros Movimentos Sociais;
Sensibilizar individualmente cada ator social, de
forma que possa incrementar os processos de transformação quando de
volta ao seu local de inserção social;
Estimular a atuação no controle social em saúde.


Estimular discussões relativas à integração entre
educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e
instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de
ensino e de atenção.
Contribuir para o amadurecimento da prática
multiprofissional e interdisciplinar.
Favorecer a discussão de campo e núcleo de saberes e da
integralidade da atenção em saúde.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes
universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no
cotidiano do SUS. O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de
graduações da área da saúde porque o campo da saúde coletiva e a construção do
SUS no Brasil necessitam das mãos de profissionais das diversas áreas do
conhecimento.
COMO PARTICIPAR?
No
site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus você poderá se inscrever para participar do
VER-SUS.
Preencha
a ficha de inscrição! As inscrições serão divididas em duas modalidades:
estudantes participantes e estudantes facilitadores. Quem pode se inscrever em qual
modalidade? Perfil desejado para os estudantes participantes: Todos os
estudantes universitários que se interessarem por conhecer mais o SUS e
qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva. Perfil desejado para
os estudantes facilitadores: Estudantes universitários a partir do 3º semestre,
interessados em apoiar esse projeto, e que, preferencialmente, tenham
experiências anteriores em: participação e organização de movimento estudantil;
participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão na
atenção básica e/ou em integração com o sistema de saúde; participação em
projeto de pesquisa que envolva articulação com a atenção básica e o SUS e/ou
relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou outras
atividades de monitoria, coordenação, mediação ou facilitação; ou participação
em algum outro estágio de vivência. Os estudantes selecionados para os estágios
de vivência serão organizados em equipes, onde estão previstas atividades de
aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas
sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do
controle social e processos de educação na saúde e no campo. Serão realizadas
vivências em caráter interdisciplinar e multiprofissional nos sistemas de saúde
locorregionais definidos a partir da pactuação local realizada com os atores em
cada região. Os estudantes selecionados serão divididos em equipes contendo dez
(10) estudantes cada, acompanhados por um estudante facilitador. Durante um
período entre sete (7) e quinze (15) dias, os estudantes, acompanhados dos
facilitadores, farão observações e vivências frente à realidade do Sistema
Único de Saúde e participarão de reuniões em grupos para tematizar os problemas
encontrados. O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão onde os
estudantes vivenciarão o SUS e o cotidiano das equipes de estudantes durante
todo o período proposto.
COMO REALIZAR?
As
regiões e municípios que participarão das edições dos estágios deverão
demonstrar interesse nessa parceria através da adesão ao projeto junto ao
Ministério da Saúde e seus parceiros. Para viabilização da realização dos
estágios de vivência nos diversos estados brasileiros, diversas locorregiões,
diversas redes de atenção, estão sendo convidadas as IES, municípios e/ou
colegiados de gestão regional do SUS para aderirem ao projeto para realização
dos estágios de vivência. A adesão será formalizada mediante termo de adesão
que registrará o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para
viabilização da vivência. Os termos de adesão serão validados pelo Ministério
da Saúde sendo que o mesmo acompanhará o desenvolvimento deste projeto. Os
demais atores fundamentais para realização do VER-SUS são os estudantes,
docentes, movimentos sociais e outros interessados, que deverão compor uma
comissão local/regional/estadual de organização do VER-SUS em cada território.
Portanto, se
você estiver interessado em ajudar a organizar um estágio de vivência na sua
região, procure seus parceiros, gestores da saúde, trabalhadores de saúde,
estudantes, docentes, IES, movimentos sociais, movimento estudantil, e comece a
organizar uma comissão de organização do VER-SUS.
A UNE e a Rede
Unida serão parceiros que ajudarão na mobilização dos estudantes, docentes e
IES.
Os COSEMS de
muitos estados já são parceiros para mobilização dos municípios e gestores
municipais da saúde.
Outros parceiros
estão sendo convidados para fazerem parte dessa rede que viabilizará a
realização do VER-SUS/Brasil e em breve divulgaremos aqui nesse espaço.
Portanto, você é
nosso convidado para ajudar a fazer o VER-SUS acontecer na sua região!
Ao
levar o projeto VER-SUS Brasil para o Rio, as secretarias têm o objetivo de
qualificar a formação profissional em saúde dos trabalhadores, ética e
politicamente comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de
Saúde. Mas, de acordo com o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla,
o projeto não beneficia apenas os estudantes de graduação, uma vez que também
sensibiliza os profissionais dos serviços que recebem a visita dos mesmos. “O
estágio de vivências na realidade do SUS pode ser considerado uma imersão no
mundo profissional, porém não necessariamente em estágio prático na área de
formação do estudante, já que experiência não envolve somente os estudantes,
mas também os gestores e os trabalhadores do SUS”, explica o coordenador
nacional da Rede Unida.

QUAIS OS PASSOS A SEREM
SEGUIDOS PARA ADESÃO DOS PARCEIROS AO PROJETO?
Mobilizar atores
(estudantes, docentes, IES, gestores, movimentos sociais, etc) para adesão
dos territórios (município(s) e ou região(ões)) ao Projeto VER-SUS/Brasil.
Promover uma pactuação
entre os atores locais/regionais e/ou com os colegiados de gestão regional
(CIR) das diretrizes para realização do VER-SUS nos seus territórios e
afirmar as parcerias através do preenchimento e assinatura dos Termos de
Adesão pelos gestores dos municípios que sediarão o estágio.
Instituir uma comissão
local/regional para organização do VER-SUS no(s) município(s) e região(ões),
convidando docentes, estudantes, gestores municipais e/ou estaduais,
movimentos sociais e quem mais interessar.
Elaborar uma proposta
para programação do VER-SUS a ser realizado em cada município(s) e/ou
região(ões). Essa programação é só uma idéia das possibilidades , contudo,
ela deverá ser pactuada na comissão local/regional com o apoio de
Ministério da Saúde.
Elaborar uma proposta
para execução financeira para a realização do(s) VER-SUS no(s)
município(s) e/ou região(ões) envolvido(s) nesse Projeto, conforme
orientação do Ministério da Saúde.
Preencher o Modelo
Padrão do Projeto VER-SUS/Brasil afirmando a adesão dos territórios,
afirmando a parceria interinstitucional para realização do VER-SUS
2011/2012.
Apresentar o Projeto
VER-SUS/Brasil o Ministério da Saúde no prazo proposto afim de viabilizar
a realização do projeto.
Realizar processo de
seleção local/regional dos estudantes que comporão as equipes de acordo
com as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde.
Realizar encontros
presenciais para capacitação dos facilitadores que mediarão os processos
de vivência nos territórios.
Dialogar com o
apoiador do VER-SUS, pessoa de referência apresentada pelo Ministério da
Saúde a cada território, para dar os encaminhamentos necessários à
realização do VER-SUS.

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