quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dihs abre inscrições para três cursos de atualização

O Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP está com inscrições abertas para três cursos de atualização: Introdução ao pensamento de Boaventura de Sousa Santos: buscando um conhecimento; Saúde, trabalho e direito: a questão da ergonomia; e Pacientes terminal: uma reflexão na perspectiva de cuidados paliativos. Os três cursos serão realizados em novembro e disponibilizam 50 vagas cada um. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail dihs@ensp.fiocruz.br. Mais informações pelos telefones 3882-9222 e 3882-9223. Saiba mais sobre os cursos.

Introdução ao pensamento de Boaventura de Sousa Santos: buscando um conhecimento

O curso será ministrado pela professora Maria Helena Barros de Oliveira, nos dias 7, 14, 21, 28 de novembro, das 13 às 17 horas, no prédio da Expansão. O curso é livre e gratuito para estudantes e profissionais das áreas de direito e saúde, líderes comunitários e sindicalistas, entre outros profissionais. Existem 50 vagas. Para concorrer a uma delas, os interessados deverão solicitar ficha de inscrição pelo e-mail dihs@ensp.fiocruz.br.

Saúde, trabalho e direito: a questão da ergonomia

O curso será ministrado pelo professor Renato Bonfarri, nos dias 8, 22, 29 de novembro e 6 de dezembro, das 13 às 17 horas, no prédio da Expansão. No curso serão apresentados os seguintes conceitos: definição e contextualização histórica; as duas grandes tendências mundiais em ergonomia; a ergonomia anglo-saxônica; a ergonomia francofônica; adaptando o trabalho ao trabalhador: a metodologia participativa de análise ergonômica do trabalho; a ergonomia no Brasil; ergonomia e o direito à saúde: a NR 17 6; a ergonomia na Fiocruz como parte do programa institucional de Saúde do Trabalhador; e a ergonomia no Sistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass).

O curso é livre e gratuito para estudantes e profissionais das áreas de direito e saúde, líderes comunitários, sindicalistas, entre outros profissionais. Existem 50 vagas. Para concorrer a uma delas, os interessados deverão solicitar ficha de inscrição pelo e-mail dihs@ensp.fiocruz.br.

Pacientes terminal: uma reflexão na perspectiva de cuidados paliativos

O curso será ministrado pelo professor Ernani Mendes e por professores convidados, entre os dias 1°, 8, 22 e 29 de novembro, das 9 às 13 horas, no prédio da Expansão. O objetivo do curso é discutir e refletir sobre cuidados paliativos e os seus processos, numa visão interdisciplinar. Pretende mostrar uma introdução aos cuidados paliativos no Brasil e reflexões sobre a vida, a morte e o morrer. Serão apresentados os seguintes conceitos: tanatologia – a ciência da educação para a vida; o médico e sua relação com o paciente diante da morte; um novo olhar sobre as questões da morte e do morrer em enfermagem; o serviço social e a morte: montagem da rede familiar; saúde e espiritualidade; aspectos jurídicos da morte e do morrer; e aspectos psicológicos da morte e do morrer.

O curso é livre e gratuito para estudantes e profissionais das áreas de direito e saúde, líderes comunitários, sindicalistas, entre outros profissionais. Existem 50 vagas. Para concorrer a uma delas, os interessados deverão solicitar ficha de inscrição pelo e-mail dihs@ensp.fiocruz.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário