terça-feira, 28 de junho de 2011

Pós-graduaçãoEnfermagem em Oncologia Clínica

O Curso

No processo do cuidado ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no atendimento oncológico, o profissional Enfermeiro, desempenha um papel fundamental para o funcionamento desta engrenagem, atuando nas 3 grandes áreas preconizada pelo MS a saber: prevenção, tratamento e reabilitação bem como na Gestão do Sistema. Concentrar esforços em políticas de formação e qualificação de recursos humanos é um dos pilares para a construção de um atendimento humanizado e de qualidade, com ações eficientes no controle do câncer. É preciso também estar em sintonia com as novidades tecnológicas e levar o conhecimento a todo o país. Hoje, surge uma nova perspectiva ao unir, através de tecnologia interativa, ações presenciais e discussões à distância, intensificando a troca de experiências.
O curso de Enfermagem em Oncologia Clínica da UVA, tem como missão formar profissionais enfermeiros capazes de exercer atividades referentes à área de conhecimento de estudo do câncer, em seus aspectos epidemiológicos, diagnósticos, terapêuticos e gerenciais, dando ênfase à parte clinica. O programa foi criado face à importância da área, pela alta freqüência de casos de câncer em nosso meio, com necessidade de aprofundamento que não é possível conseguir durante a formação acadêmica. A carência de profissionais com formação abrangente em oncologia, associada à inexistência de profissionais habilitados, na área, para a Região Sudeste do Brasil, levou a criação do curso teórico e prático de acordo com Política Nacional de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde.
Esta missão vem ao encontro da necessidade do mercado de trabalho deste profissional na região Sudeste, principalmente, no que tange à questão da assistência de enfermagem ao cliente oncológico preconizado pelo Ministério da Saúde.

Objetivos

Oferecer uma visão atual e multidisciplinar voltada à atualização e preparação do enfermeiro para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de habilidades específicas em oncologia clínica, estudo das técnicas e estratégias assistenciais e da análise das principais políticas públicas de atenção oncológica.

Diferenciais UVA

Corpo Docente Altamente qualificado com Doutores e Mestres, além de profissionais atuantes na área oncológica; Visitas guiadas a serviços de radioterapia e quimioterapia; Divisão em módulos, o que facilita a aprendizagem e torna o curso mais dinâmico; Formação para o mercado de trabalho, área oncológica em franco crescimento; Abrange todas as áreas de atuação da Enfermagem de acordo com a Política Nacional de Atenção Oncológica, dando uma visão holística da assistência; Qualificação Gerencial e Administrativa para área de Quimioterapia.

Público-alvo

Graduados em Enfermagem.

Coordenação

Coordenação: Antonio Augusto de Freitas Peregrino - peregrino@uva.br
Formação acadêmica: Graduado em Enfermagem pela UERJ, com Mestrado em Biociências Nucleares e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social.
Experiência profissional: Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica. Sub-coordenador do Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ. Professor Adjunto da UERJ; Prof. Adjunto da Universidade Veiga de Almeida; Assessor da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ; Coordenador Operacional da Implantação do Programa Nacional de Qualidade em Radioterapia INCA/MS; Professor Convidado do Instituto de Medicina Social – IMS, lecionando a Disciplina Economia em Saúde.

Inscrições

Documentação para matrícula:
- Cópia autenticada do diploma de graduação
- Cópia da identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
- 1 foto 3x4

Clique aqui e faça a sua pré-inscrição on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário