sábado, 16 de março de 2013

Curso de Especialização Enfermagem em Nefrologia



Curso de Especialização
Enfermagem em Nefrologia
Coordenadora:
Silvia Teresa Carvalho de Araujo - EEAN/UFRJ

Período de Inscrição:

04/03/2013 a 20/04/2013

Carga Horária Total: 420h

Modalidade: Presencial   
Público-Alvo: Enfermeiros ou Docentes com vistas à qualificação profissional, proporcionando condições teóricas e práticas para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem necessária ao paciente em fase aguda ou crônica com problemas urinários e renais.

Nº de vagas: 30  

Processo Seletivo: 22/04/2013 a 24/05/2013
Pré-Requisito:
Ser Graduado em Enfermagem em Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC. Ter Registro do Conselho Regional de Enfermagem.
Critérios de Seleção do Corpo Discente: Interesse na especialidade ou experiência na atuação na área do curso; Disponibilidade de Carga Horária para Dedicação ao Curso; Interesse demonstrado na redação do formulário de inscrição.
Critérios de Seleção: Análise de Curriculum Vitae e entrevista.
Período do Curso:

27/04/2013 a 06/09/2014

Duração: 15 meses
Valor da Mensalidade: R$ 417,86

Documentos Exigidos para Inscrição

1. Requerimento solicitando a Inscrição;
Formulário próprio disponível no site da Unidade
2. Cópia do Diploma de Graduação em Enfermagem ou Declaração de Conclusão de curso com prazo limite para apresentação do Diploma em até 12 meses de matrícula;
3. Cópia de registro profissional definitivo ou provisório de enfermeiro dentro do prazo de validade fixado pelo COREN (não se aceita protocolo);
4. Cópia do Curriculum Vitae;
5. Cópia do Documento de Identidade;
6. Cópia do Título de Eleitor;
7. Cópia do Comprovante de Residência;
8. Três (03) fotos 3x4;
9. Cópia do Certificado de Reservista (se for o caso); 10. Comprovante de liberação de atividade (quando trabalha);
11. Cópia do CIC/ CPF,
12. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento. O estado civil, quando alterados os nomes, deverão atualizar a entrega dos novos documentos na secretaria do curso.
13. Comprovante de vacinação contra Hepatite antes de iniciar as atividades práticas no hospital.
Sistemas de Bolsas

Será fornecida uma bolsa de 50% para enfermeiros do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, por turma. Também será fornecida uma bolsa de 100% (ex-bolsistas de iniciação científica FAPERJ ou CNPq, cujo projeto tenha se desenvolvido na especialidade de Nefrologia, e que esteja sem vínculo empregatício); e uma bolsa de 30% para egresso de curso de especialização na EEAN/UFRJ.

Toda cópia da documentação deverá vir acompanhada da original para conferência.

Objetivos
Capacitar o enfermeiro para o desempenho de atividades de ensino e pesquisa compatíveis com as demandas da especificidade do cuidado, da clientela e familiares, integrando as diferentes modalidades de tratamento ao paciente com problemas urinários ou renais.
Programa

MODULO I. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. MODULO II. INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM. MODULO III. ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM TRANSTORNOS URINÁRIOS E RENAIS. MODULO IV. O ENFERMEIRO E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS AO CLIENTE COM TRANSTORNOS URINÁRIOS E RENAIS. MODULO V. A ENFERMAGEM E O CLIENTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE NAS TERAPIAS SUBSTITUTIVAS RENAIS. MODULO VI. CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTECOM DESVIOS DO APARELHO URINÁRIO E RENAL.
Certificação
 Os Certificados serão concedidos mediante aprovação em todas as disciplinas que compõem os módulos com a obtenção de nota final 7,0 (sete) obedecidos os critérios de freqüência e avaliação e a quitação das obrigações financeiras com o curso. Ao término, o Histórico Escolar com a nota final de cada aluno, bem como Relatório Final do Curso serão encaminhados às instâncias competentes para aprovação e concessão dos Certificados pelo CEPG.
Local de Realização do Curso:
Escola de Enfermagem Anna Nery
Aula: Rua Afonso Cavalcanti, 275 
Cidade Nova/ Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20211-110
Contato: (21) 2293-8148 Ramal: 223/231 
e-mail:  latosensu.eean.ufrj@gmail.com     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário