terça-feira, 2 de abril de 2013

Abertas inscrições para iniciação científica

Com o objetivo de facilitar a seleção de candidatos para o Programa de Iniciação Científica (Pibic), a ENSP está cadastrando estudantes de graduação das diversas áreas de conhecimento interessados no campo da Saúde Coletiva. O prazo de inscrições para participar do programa será até o dia 30 de abril. Para a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Margareth Portela, a iniciação científica é um recurso muito valorizado, até mesmo para pesquisadores estabelecidos. "As agências de fomento valorizam a iniciação científica por cumprir um papel importante dentro do sistema. É uma oportunidade para os estudantes iniciarem o gosto pela pesquisa. Para a ENSP, que não oferece graduação, a iniciação científica é uma porta de entrada para a renovação."

O propósito do Pibic é estimular pesquisadores produtivos para que envolvam estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.



O cadastramento terá fluxo contínuo, mas com vistas à candidatura ao próximo edital Pibic/Fiocruz, cuja bolsa será concedida a partir de agosto de 2013.

As inscrições devem ser feitas no endereço www.ensp.fiocruz.br/pibic/

Principais requisitos e compromissos do candidato

-Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação;

-Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 7,0 (sete);

-Não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa;

-Não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;

-Desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais;

A bolsa será concedida pelo período de 12 (doze) meses, de agosto de 2013 a julho de 2014, podendo ser renovada anualmente até a conclusão da graduação. O valor da bolsa é estipulado, anualmente, pela Diretoria Executiva do CNPq. O valor atual é de R$ 400,00 (março/2013).

Informações adicionais podem ser obtidas na Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, localizada à Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - sala 326, Manguinhos – CEP: 21041-210, Rio de Janeiro.
Mais informações pelo e-mail pesquisa@ensp.fiocruz.br ou no edital disponível na página http://www.castelo.fiocruz.br/vpplr/pibic.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário