terça-feira, 2 de abril de 2013

QualiSUS convida instituições a realizar estudos

O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) está recebendo inscrição de instituições para cinco áreas de estudo até o dia 15 de abril de 2013, seguindo as exigências contidas nos Avisos de Solicitação de Manifestações de Interesse, disponíveis no endereço: www.saude.gov.br/qualisusrede. Trata-se de mais uma iniciativa para o desenvolvimento do SUS. Uma intervenção estruturada, conjunta e controlada a fim de propiciar a sistematização e a disseminação de experiências e modelos que objetivam apoiar a consolidação de um sistema integrado de serviços de saúde, estruturado por meio de Redes de Atenção à Saúde.

Os temas das áreas de estudo dessa chamada são: Apuração e gestão de custos em redes de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); Análise das experiências e os impactos da gestão do cuidado das condições crônicas em municípios brasileiros; Proposta de modelo de financiamento tripartite do sistema; Análise de diferentes modelos de governança e de contratualização instituídos no Brasil; e o Desenvolvimento de estudo de apoio ao planejamento regional em saúde com foco na integração dos instrumentos de planejamento e gestão do SUS, o fortalecimento do enfoque territorial nos processos de formulação de políticas, e a conformação de redes regionalizadas de atenção à saúde.

Informações adicionais podem ser obtidas das 9 às 11h e das 14 às 17 horas, nos telefones (61) 3315-3562 e 3315-3109, ou ainda pelo e-mail qualisus@saude.gov.br.

QualiSUS-Rede

O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede) – projeto formalizado a partir do Contrato de Empréstimo nº 7632 -BR firmado com o Banco Mundial, com a finalidade de contribuir para a organização de redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil – foi instituído pelas Portarias do Ministério da Saúde GM Nº 396/2011 e SE nº 601/2011.

Sua forma de operacionalização tem como princípio a construção de uma intervenção unificada do Ministério da Saúde em articulação com estados e municípios, com duração e recursos delimitados. O Projeto QualiSUS-Rede destina-se à implantação de 15 experiências de redes de atenção à saúde nos vários estados brasileiros, sendo 10 experiências em Regiões de Saúde, vinculadas às regiões metropolitanas (RM), e 5 regiões denominadas Tipo, segundo singularidades. As 15 regiões escolhidas contemplam a participação de todas as regiões do país, possibilitando a presença da diversidade nacional e incorporando as singularidades das regiões de saúde e suas bases territoriais.

Ele resulta de amplo processo de discussão que envolve representantes de todas as Secretarias do Ministério da Saúde, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário